terça-feira, 17 de janeiro de 2017

6 Filmes que abordam o Mundo das Drogas

O mundo das drogas é um assunto polêmico e muitas vezes complicado de se abordar em filmes pela questão da ousadia do roteiro e pelo diretor que pode mostrar a realidade ou escondê-la. Hoje faço uma lista de cinco bons filmes que abordam esta temática sem medo de chocar a audiência.

1 – Aos Treze (2003), dirigido por Catherine Hardwicke.

aos_treze
O longa aborda a história de Tracy (Evan Rachel Wood), uma adolescente inteligente e aluna brilhante que um dia se torna amiga de Evie (Nikki Reed), a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe (Holly Hunter). O filme é composto por grandes cenas de peso e mostram a decadência da protagonista de forma visceral.

2 – Scarface (1983), dirigido por Brian De Palma.

scar
Um clássico de Brian De Palma, Scarface chocou a maioria dos espectadores na época em que foi estreado pelo excesso de violência e do uso de drogas, perdendo até mesmo o reconhecimento da Academia por estas questões. A história central é de um criminoso cubano exilado (Al Pacino) que vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica e quando ele começa a conquistar mais dinheiro do que jamais sonhou, vai ganhado mais notoriedade e fica cada vez mais na mira dos agentes federais e de vários criminosos poderosos.

3 – Diário de um Adolescente (1995), dirigido por Scott Kalvert.

haha
Em um dos primeiros filmes de suas carreiras, Mark Walhberg se junta a Leonardo DiCaprio nesse drama sobre a história real de Jim Carroll (Leonardo DiCaprio), um promissor jogador de basquete, mas que logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício, rouba e se prostitui. Outro filme com ousadia para mostrar a decadência dos personagens principais ,com Leonardo já mostrando o que é capaz em um papel denso e profundo.

4 – Réquiem Para Um Sonho (2002), dirigido por Darren Aronofsky.

requiem-for-a-dream
Darren Aronofsky é conhecido por abordar temas polêmicos e perturbadores em seus filmes e nesse ele faz isso com maestria. Com um elenco sensacional, a história foca em quatro personagens principais. Sara Goldfarb (Ellen Burstyn) sonha em aparecer em um programa de televisão e, após um telefonema de uma empresa que a convence de que irá aparecer em seu programa de TV favorito, se submerge a várias pílulas de emagrecimento para conseguir usar seu vestido favorito. Cada vez mais viciada e perturbada, Sara começa a ter sérios problemas. Por sua vez, o trio Marion(Jennifer Conelly), Harry(Jared Leto) e Tyrone(Marlon Wayans) sonha em ter sucesso e dinheiro e. para isso, começam a vender drogas e também a usarem descontroladamente até cada um se perder em seu próprio universo. Réquiem Para Um Sonho é um dos melhores filmes de Aronofsky. Imperdível!

5 – Trainspotting – Sem Limites (1996), dirigido por Danny Boyle.

trains
Danny Boyle, em um de seus primeiros projetos, aborda uma história inspirada no livro de Irvine Welsh, que mostra Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, (Jonny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata. Esse filme traz grandes reflexões sobre a vida ao nosso redor e vale muito a pena.

6 – Dope: Um Deslize Perigoso (2015), dirigido por Rick Famuyiwa.

maxresdefault
O filme mais recente da lista e talvez o mais “feliz” trata de temas pesados de forma cômica e surpreendentemente funciona. Malcolm Adecombi (Shameik Moore) é um nerd que vive em um bairro violento em Los Angeles e se desdobra entre provas finais, admissões acadêmicas, audições de clássicos do hip-hop e ensaios de sua banda de rock. Certa noite comparece a uma festa e, após uma confusão, volta para casa com a mochila cheia de drogas, o que o leva a arriscar novas maneiras de se dar bem. O filme contém uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente, uma fotografia precisa, e um figurino bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário