terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Outra História Americana - O Peso e o Ódio.

ATENÇÃO: Este artigo apresenta SPOILERS sobre a obra em questão.
A Outra História Americana – originalmente American History X, de 1998 – é um filme dirigido por Tony Kaye e estrelado por Edward Norton e Edward Furlong. O longa conta a história de Derek Vinyard (Norton), um dos líderes de um comando neonazista, e seu irmão mais novo Danny Vinyard (Furlong), um garoto querendo impressionar seu irmão mais velho e seguir os seus passos.
Edward Norton entrega uma das melhores interpretações de sua vida, mas o que realmente faz A Outra História Americana ser um filme excepcional e imperdível? O seu tema e a forma com que é abordado no longa.

Derek Vinyard e seu ódio

cena pesada amerciano
Na primeira cena do filme, um grupo de negros tenta roubar o carro de Derek, que por sua vez acaba assassinando a tiros três homens do grupo. A cena é cortada e o resto é revelado no meio do filme: Derek brutalmente mata um dos jovens de uma forma perturbadora, em uma cena bem pesada, porém memorável. Aqui vemos a personalidade do personagem, que é composta por ódio e racismo.

Por que Derek se tornou racista?

LOLLLLL
Seu pai é o culpado. Em uma das cenas, o pai começa a inventar fatos e manipular a mente de Derek, insultando e insinuando que negros nasceram para serem bandidos, assassinos. Na cena é possível perceber que Derek é realmente manipulado, talvez até aquele momento não seria totalmente o seu pensamento, mas após ouvir tantas vezes a posição de seu pai, acabou cedendo e começou a pensar da mesma forma. Afinal, todo filho quer se espelhar em seu pai.
O dia em que o pai de Derek morre, fica mais claro o seu ódio crescendo pelo fato de seu pai ter sido assassinado em um “bairro de negros” – citado por Derek -, enquanto fazia seu trabalho de bombeiro. Em uma entrevista a um programa de TV, ele diz que o problema do país são os negros, pardos e amarelos, dizendo que as doenças mais sérias (como a AIDS) são “coisas desse tipo de gente”. A construção do personagem de Derek é um dos pontos mais fortes do longa.

Danny Vinyard.

americano 2
Em uma das primeiras cenas de seu irmão mais novo, Danny, o filme mostra ele insultando um jovem negro no banheiro de sua escola. Enquanto o negro violentava um colega de sala – que o dedurou para professora -, Danny assopra a fumaça de seu cigarro na cara do jovem. No mesmo momento, o jovem começa a repetir “Vamos pegar esse desgraçado.”
Danny, após a prisão de seu irmão foi cada vez mais submergido para a ideologia neonazista. Não só pelo líder do grupo, Cameron, mas também por um dos amigos de Derek, Seth. Em uma cena específica, Seth força Danny a falar tudo que ele odeia na América, momento em que fica claro que ele não pensa aquilo realmente, mas está sendo apenas guiado para, no futuro, ser como seu irmão.
americano
“Eu acredito em morte, destruição, caos, imoralidade e ganância.”
Danny tem um trabalho de história em que precisa fazer um resumo sobre algum livro. Danny escolhe “Mein Kampf”, um livro escrito por Adolf Hitler, que mostra sua ideologia anti-semita e por que acredita na guerra. Obviamente leva uma dura de um ex-professor de história de Derek, porém agora diretor da escola, Dr. Bob Sweeney, que instrui Danny a refazer sua redação, e dessa vez o tema sendo seu irmão mais velho.
Danny começa a escrever sobre seu irmão, e a cada momento do filme a redação vai mudando o foco. O que é incrível, pois mostra que o que Danny realmente quer é impressionar seu irmão.

Derek Vinyard na prisão.

American-History-X-3
Na prisão, Derek começa com o grupo em que até ali pertence: os nazistas. Após um ano preso, Derek começa a ver que o grupo não segue totalmente com as regras do neonazismo, um dos integrantes faz negociações com um latino, um grupo de pessoas que Derek e a maioria dos nazistas desprezam. Obviamente, Derek não concorda com o que está acontecendo, chega a questionar, porém resolve “sair” do grupo e começar a andar sozinho pela prisão.
Durante sua pena, Derek também começa a receber visitas de seu ex-professor Bob Sweeney, que o lembra todas as vezes que o que ele está fazendo está afetando a todos de sua família. Com frases como: “Tudo o que você fez melhorou sua vida?”
outra-historia
Derek, desde quando foi preso, trabalha na lavanderia com Lamont, um negro, ele o ignora durante esse primeiro ano, porém, após ser sexualmente violentado pelo grupo de nazistas, Derek começa a conversar e até fazer amizade com Lamont. Derek está sozinho na prisão, os nazistas já não o protegem mais e os negros têm todos os motivos do mundo para pegar pesado com Derek, mas nunca pegaram e nunca bateram em Derek.
Em uma de suas conversas, Lamont revela que foi preso após roubar e derrubar uma televisão no pé de um policial. Derek, com seu pensamento preconceituoso, acha que Lamont fez de propósito e logo o questiona sobre isso. Porém, Lamont continua com a sua história, dizendo que derrubou após um dos policiais segurarem seu braço. Derek, no seu dia de saída da prisão, agradece Lamont e o considera o único amigo verdadeiro que teve enquanto estava cumprindo pena.

Derek Vinyard pós-prisão

americanHistory (2)
Derek começa a rever seus atos e mudar seu pensamento após suas experiências na prisão, mas vê que seu irmão está cada vez mais instruído na ideologia e no grupo. Então Derek começa a tentar mudar o pensamento do irmão e o convencer a se desligar de todas as atividades que envolva o neonazismo. Obviamente, Cameron não gosta da ideia e acaba brigando com Derek em uma festa do grupo.
lol sss
Após nocautear Cameron, Derek sabe que precisa sair dali o mais rápido possível, pois sabe que quando alguém vir o que aconteceu, Derek estaria em grandes problemas. O próprio Cameron citou: “Você é um homem morto, Derek.”
Após a briga, Seth vê o que aconteceu e aponta uma arma para Derek, que no mesmo instante o desarma e sai correndo da festa ameaçando todos que chegassem perto dele.

A redenção de Danny e Derek

Após Derek contar toda a história da prisão para Danny, ambos começam a perceber que tudo aquilo realmente não vale a pena.
american-history-x-1998-edward-furlong-edward-norton-pic-2
E logo começam a retirar de sua casa os artefatos nazistas presentes que ambos colecionavam, e Danny muda a sua redação para concluir de uma forma coerente com a sua mudança de pensamento sobre suas ideologias e sobre seu irmão mais velho.
redenao

O ódio como peso

Na manhã seguinte, Derek acompanha Danny até à escola a pé. E em todo o caminho, a trilha vai cada vez ficando mais tensa. Em algumas cenas anteriores, Bob Sweeney avisou para Derek que Cameron não deixaria de lado o que aconteceu na noite passada, disse que Derek não poderia simplesmente sair. Ele deveria tomar cuidado. A cada minuto o clima vai parecendo mostrar que algo acontecerá com Derek, afinal, a câmera o acompanha saindo da escola e andando pela rua. Porém, o filme traz algo que a maioria não lembra. O jovem negro que Danny insultou…
morte final americanoi
O longa deixa-nos com uma cena de explodir a cabeça (literalmente), e uma imagem inesquecível de Derek segurando Danny, escorrendo lágrimas.
Screen Shot 2013-09-08 at 9.39.52 PM
E, é claro, a conclusão da redação de Danny:
frase final
“Ódio é um peso. A vida é muito curta para ficar irritado o tempo todo. Não vale a pena.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário