terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O verdadeiro significado do final de How I Met Your Mother

Há 2 anos a amada série “How I Met Your Mother” estava chegando no seu fim. Mas por que esse final trouxe tantas reclamações e opiniões controversas entre os fãs? Será que os que reclamaram – e reclamam – não entenderam o verdadeiro significado da longa história de Ted e seu desfecho? O intuito real é mostrar como ele conheceu a mãe? Trarei alguns fatos e reflexões que a série nos aponta desde seu piloto, mostrando que o final não é sem sentido, que na verdade é harmônico com o restante da série, e que nos ensina uma coisa extremamente importante – a mais relevante entre várias ao longo da série.
Cuidado! A publicação contém spoilers do final e de vários momentos da série.
Vamos nos ater aos fatos, como Penny (filha de Ted) declara à ele no final de sua história. Como a história de Ted começa? Qual é o primeiro acontecimento importante que Ted insiste em começar a sua longa história? Sim, o momento em que ele conheceu Robin. Para muitos pode ser a explicação de como o grupo se uniu, porém, como provado em flashbacks, Barney, Marshall, Lily e Ted já eram unidos e já saiam juntos antes de conhecerem a Robin. Então a pergunta que vem à mente é a seguinte: Por que a história de Ted começa com ele conhecendo Robin? Muitos dizem que se sentiram enganados, afinal, o nome da série é “Como eu conheci sua mãe”, e no final é exatamente como começou. Bom, se a ideia geral da história fosse apenas mostrar como ele conheceu a mãe, ele apenas diria a história de como a conheceu, em uma ferrovia em Farhampton. Não, não é esse o intuito da história. Mas chegaremos lá…
A mãe estar morta é algo fora do contexto da série? Não. Vamos relembrar certas coisas antes de afirmarmos que a mãe estar morta é algo sem sentido:
1 – O Discurso de Ted
ted
Voltemos na oitava temporada, episódio 20. No episódio, a ideia é mostrar o quão Ted está sozinho, fazendo o próprio a criar situações com figuras futuras de Barney e até dele mesmo, mas no final é o importante, ele “do futuro” vai até a porta de Tracy e diz o seguinte discurso: “Exatamente daqui há 45 dias, eu e você iremos nos conhecer. Iremos nos apaixonar e nos casaremos, e nós iremos ter dois filhos. Nós iremos amar muito um ao outro. E isso tudo está há 45 dias de distância, mas eu estou aqui agora. Eu acho que é porque eu quero esses 45 dias extras com você. Eu quero cada um deles (…) Eu sempre vou amar você. Até o fim dos meus dias e depois.’’
Estranho? Ted diz que gostaria de ter os 45 dias extras com ela e diz um discurso lindo, mas por quê? Imagine que nesse ponto você já teria a informação de que a mãe na verdade estava morta, o discurso cairia como luva para o momento, correto?
2 – “Que tipo de mãe perderia o casamento de sua filha?”
ted2
No episódio 19 da última temporada, um flashfoward entre Ted e Tracy mostra uma conversa bem interessante. Na qual a mãe reforça a ideia de que Ted não pode viver em suas histórias, que deve seguir em frente e não se prender ao passado, e no final da conversa diz a seguinte frase: “Que tipo de mãe perderia o casamento de sua filha?” e então Ted olha para Tracy, e seus olhos lacrimejam.
3 – O motivo da história longa
Porque Ted insiste em definir cada detalhe em sua história? Porque ele sente que deve mostrar os pequenos pontos da história até o momento que conhece Tracy? Para homenageá-la, e fazer com que seus filhos conheçam um pouco mais da mãe falecida.
Ted e Robin
4xyysGV
Chegando no fim em si, onde Ted e Robin “acabam” juntos e Ted repete seu movimento do primeiro encontro com Robin. Isso foi jogado? Sem sentido?
Voltando ao ponto que toquei no início, qual é o primeiro acontecimento relevante da história de Ted? O momento em que ele conhece Robin, no qual o próprio diz: “Sabe quando você olha alguém e sabe que esse alguém é especial?”; ou no momento que diz: “Isto não é algo legal para se dizer em um primeiro encontro, garotas comuns não gostam. Mas Robin não era uma garota comum.” Ou que tal a cena em que Ted se senta na chuva de mão dadas com Robin? Ou todo o sacrifício que faz apenas para tirar um sorriso de seu rosto quando vai atrás do medalhão?
Pode ser também a aposta de Marshall e Lily em que Marshall aposta 10 dólares enfatizando Robin e Ted juntos, e sempre que dá algo errado entre eles, Lily exige o pagamento e Marshall insiste em dizer: “Ainda não.” Ou o acordo entre Robin e Ted tão reforçado na série de que se ambos estivessem solteiros aos 40, ficariam juntos? Sim, a série desde seu começo impõe e reforça a ideia de Ted e Robin juntos no final.
Barney e sua filha
barney
Algo que os fãs também reclamaram foi a filha de Barney, o que posso concordar é que de certa forma, foi “jogado”. É algo extremamente relevante para ser revelado nos momentos derradeiros do último episódio da série, mas também teve um propósito. O simples propósito de mostrar que até o próprio Barney, com todos os seus erros, amadureceu o suficiente para poder se tornar um pai eficiente – ideia reforçada quando repete as palavras usadas em uma garota qualquer para ganhar argumentos no bar para sua própria filha, só que honestamente. De fato seu relacionamento com Robin foi essencial para isso. Barney amadureceu, e muito após seu casamento com Robin.
Os criadores tinham oportunidade de trabalharem a filha de Barney um pouco antes, mas o intuito e significado foi entregue, mesmo que tenha sido de última hora.
O propósito da história
caption: "Purple Giraffe" -- Neil Patrick Harris, Cobie Smulders, Josh Radnor, Jason Segel and Alyson Hannigan, from the new CBS series HOW I MET YOUR MOTHER. Photo: Ron P. Jaffe/ CBS ©2005 CBS BROADCASTING INC. All Rights Reserved. Season 1 Production 1ALH copyright:
Mas afinal, qual o verdadeiro propósito da história? O que How I Met Your Mother nos mostrou durante as nove temporadas? Simplesmente que a vida não é perfeita, e que mesmo assim, devemos aproveitá-la da melhor forma possível. Robin e Barney se divorciam após 3 anos, Robin se distancia do grupo, Ted finalmente encontra a “escolhida” e ela morre com uma doença após um tempo. Tudo isso apenas para nos mostrar que a vida é isso, cheia de reviravoltas, que não serão sempre risadas, momentos bons, inesquecíveis, e nem sempre serão os cinco amigos rindo e bebendo em um bar. Ted encontrou o amor de sua vida, teve filhos, casou-se com ela, viveu feliz o tempo que durou, sim! Ted conheceu a mãe, mas se fosse realmente apenas isso, por que mostrar todos os acontecimentos que nos mostraram?
A vida pode ser bonita, se soubermos aproveitá-la, como Ted disse: “Quando conheci sua mãe eu sabia que deveria amá-la para sempre e com todas as minhas forças, e eu fiz isso, principalmente no momento que ela adoeceu” e é isso. Por mais que a vida nos leve para baixo com acontecimentos, o máximo que podemos fazer e o nosso dever é fazer com que a jornada valha a pena, e isso How I Met Your Mother nos entregou, uma jornada lendária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário